English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Manguezais ganham plano de conservação

PAN Manguezal estabelece ações de conservação para espécies, das quais, 20 são ameaçadas em âmbito nacional.


Fonte : http://www.mma.gov.br  ( Paulo de Araújo/MMA)

O ecossistema manguezal agora tem um Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica, o chamado PAN Manguezal.
O Plano estabelece ações de conservação para 74 espécies, das quais 20 são ameaçadas em âmbito nacional, nove em âmbito regional e 45 são  espécies de importância socioeconômica e não ameaçadas.
O plano foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (29/01), pelaPortaria número 9, assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin. O prazo de vigência é até janeiro de 2020. A coordenação geral fica a cargo do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) do ICMBio.
O objetivo geral do PAN Manguezal é conservar os manguezais brasileiros, reduzindo degradação e protegendo espécies focais, mantendo suas áreas e usos tradicionais, a partir da integração entre as diferentes instâncias do poder público e da sociedade, incorporando os saberes acadêmicos e tradicionais.

ONDE

O PAN Manguezal está desenvolvido em áreas prioritárias dos seguintes estados: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

QUEM

Entre as 20 espécies ameaçadas de extinção em nível nacional estão o guaiamum, o mero, a  garoupa-verdadeira, o tubarão-lixa, o tubarão-limão, o macaco-prego-do-peito-amarelo, o  boto-cinza, a cigarra-verdadeira ou patativa-chiadora, a trinta-réis-real ou andorinha-real-do-mar, socó-jararaca ou socó-boi-escuro, o peixe-boi-da-amazônia e o peixe-boi-marinho.




Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) 

 Telefone (61) 2028-1227


Notícia por Letícia Verdi - Edição Vicente Tardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o trabalho de monitoração através de Drone.

Conheça o trabalho de monitoração através de Drone.
Clique na imagem e conheça um pouco mais!